GT: História da Mídia Sonora SARNEY, FHC E LULA: 22 ANOS DE “CONVERSAS AO PÉ DO RÁDIO” E DEMOCRACIA Gisele Sayeg Nunes Ferreira (Universidade Anhembi Morumbi)
ResumoEste artigo trata da relação de três presidentes brasileiros com o rádio: José Sarney (1985-1989), Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002), e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007 aos dias atuais). O objetivo é pensar essa relação sob o ponto de vista do contato com ouvinte/eleitor, das políticas públicas implementadas em relação ao veículo e do trato com os atores políticos, especialmente o Congresso Nacional. Embora cada presidência evocada corresponda a um momento histórico bem definido na etapa da construção da democracia no Brasil, sob lideranças distintas do ponto de vista ideológico, veremos que há entre eles, sob o ângulo dos três aspectos analisados, mais semelhanças do que diferenças.
Palavras-chave: Democracia, História do rádio, Política, Rádio, Radiodifusão |