GT: História das Relações Públicas CRIANÇA ESPERANÇA: EXEMPLO DE MARKETING DE CAUSAS SOCIAIS, ARTICULADO PELAS RELAÇÕES PÚBLICAS Angélica Helena Santini Montes Gallego (UMESP/ FIB/ FIP); Daniel dos Santos Galindo (UMESP)
ResumoO presente trabalho traz um estudo sobre a comunicação mercadológica da Rede Globo, analisada por meio do Projeto Criança Esperança. Teve por objetivo evidenciar a utilização do Marketing de Causas Sociais e dos Instrumentos de Relações Públicas aplicados nesse contexto, que articulam os vários públicos envolvidos no Projeto/Programa e gerenciam todo o fluxo de comunicação do Programa Criança Esperança, promovendo uma ‘engenharia da comunicação’ eficiente e inteligente, capaz de realizar ações sociais em prol da sociedade, além de oferecer entretenimento e credibilidade a ela. Para isso, conta com um processo de sinergia de muitos públicos, no qual todos doam algo e todos ganham, inclusive a Rede Globo, que sai com um saldo positivo de imagem e de lucratividades.
Palavras-chave: comunicação, estratégia, eventos, marketing, relações públicas |