IJ: Interfaces Comunicacionais A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – NEAD/UFMT Dyolen Emanuel Vieira de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Lucia Helena Vendrusculo Possari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
ResumoO presente texto constitui-se, a partir do projeto de pesquisa "A Construção de sentidos na não-presença", tendo como cenário o Curso de formação de Tutores do NEAD-UFMT. Objetivou-se compreender, através dos processos de interação e de interatividade, como o conhecimento é construído num curso de Educação a Distância. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, através de etnografia on line, acompanhando-se os pólos dos tutores e dos cursistas. Os resultados apontam para a plena possibilidade de construção de sentidos (construção de conhecimentos) na não-presença, evidenciando a figura do tutor como leitor intermediário indispensável.
Palavras-chave: construção de sentidos, interação, interatividade, etnografia on line |