IJ: Publicidade e Propaganda VAMOS ÀS COMPRAS - CHEGOU O NATAL Jesiel Afonso da Silva (Faculdade JK/Anhanguera); Dalylla da Nóbrega Paixão (Faculdade JK/Anhanguera)
ResumoO objetivo deste texto acadêmico é analisar a influência da abordagem empírica em campo, uma das Teorias da Comunicação, no discurso publicitário de uma das maiores figuras mundiais: o Papai Noel. Todo ano ele aparece e torna-se o símbolo do Natal. Crianças sentem a magia, adultos encantam suas crianças. Ele desce pela chaminé e deixa o presente. Tem sido assim nos últimos séculos. Essa figura fictícia tornou-se real, existe sim, foi criado e dominou o mundo capitalista nos finais do ano. É bonzinho, mas já teve seu lado obscuro. Já foi garoto propaganda de guerras e de cigarros. Descende de São Nicolau, um santo muito antigo e que já fora um homem verdadeiro. O “Bom Velhinho” se tornou um fenômeno publicitário e o mais importante de todos os personagens.
Palavras-chave: Papai Noel, Natal, Influência, Abordagem empírica em campo |