XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT04.181-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A IDENTIDADE DE GOIÂNIA ATRAVÉS DO OLHAR PUBLICITÁRIO

Marcelo Henrique da Costa (Universidade Católica de Goiás / Faculdade Araguaia)

Resumo

O estudo apresentado perfaz uma análise da identidade da cidade de Goiânia a partir da ideologia veiculada através da publicidade, especificamente por filmes publicitários anunciados pela prefeitura de Goiânia, e veiculados em canais abertos de televisão entre os anos de 2001 e 2004. A significação pela linguagem cinematográfica técnica é a base metodológica utilizada na análise. Pretende-se, através do estudo detalhado dos elementos que compõem a linguagem cinematográfica identificar o sentido e a significação visual na narrativa dos filmes. O texto faz uma abordagem da identidade da capital a partir de uma análise pautada pelo contexto sócio-histórico de Goiás, a fim de identificar elementos que indiciem a prevalência de uma identidade predominantemente rural e/ou moderna. Sempre considerando que a identidade de um povo está em constante processo de construção.


Palavras-chave:  Goiânia, Identidade cultural, audiovisual, publicidade
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