IJ: Comunicação Audiovisual A IDENTIDADE DE GOIÂNIA ATRAVÉS DO OLHAR PUBLICITÁRIO Marcelo Henrique da Costa (Universidade Católica de Goiás / Faculdade Araguaia)
ResumoO estudo apresentado perfaz uma análise da identidade da cidade de Goiânia a partir da ideologia veiculada através da publicidade, especificamente por filmes publicitários anunciados pela prefeitura de Goiânia, e veiculados em canais abertos de televisão entre os anos de 2001 e 2004. A significação pela linguagem cinematográfica técnica é a base metodológica utilizada na análise. Pretende-se, através do estudo detalhado dos elementos que compõem a linguagem cinematográfica identificar o sentido e a significação visual na narrativa dos filmes. O texto faz uma abordagem da identidade da capital a partir de uma análise pautada pelo contexto sócio-histórico de Goiás, a fim de identificar elementos que indiciem a prevalência de uma identidade predominantemente rural e/ou moderna. Sempre considerando que a identidade de um povo está em constante processo de construção.
Palavras-chave: Goiânia, Identidade cultural, audiovisual, publicidade |