XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT06.285-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

RELAÇÕES HORIZONTAIS E DEMOCRÁTICAS: UM CASO DO USO DO TELEJORNAL NA SALA DE AULA

Riva Blanche Kran (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A complexidade do universo escolar tem exigido cada vez mais esforço de profissionais e teóricos na compreensão de sua configuração atual, da tensão existente neste universo e na construção de possibilidades de mudança. A cultura dos jovens se modifica com intensidade cada vez mais veloz, e pais e professores observam o fosso que se estabelece entre o seu mundo cultural e o dos jovens. A educomunicação neste contexto, apresenta o potencial para se tornar uma aliada importante: sua dinâmica coletiva de trabalho pode oferecer as condições para que as relações na escola se configurem de forma mais horizontal, possibilitando inclusive, a articulação com os conteúdos das disciplinas. Além disso, compreender e se apropriar da comunicação tornou-se tarefa imprescindível na atualidade.


Palavras-chave:  Educomunicação, Relações Horizontais na escola, Telejornal
਍ഀ