IJ: Publicidade e Propaganda UM OLHAR SOBRE FREUD E MASLOW E SUA INFLUÊNCIA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Gustavo Adolfo Machado Costa (universidade tiradentes); Kamilla Alvarenga Gomes Soutto (universidade tiradentes)
Resumoഀ
Análise dos pontos de vista e confluência de ideias entre as teorias motivacionais de Freud e Maslow com a finalidade de estabelecer aplicações em ações promocionais, pontos de venda e em estratégias de comunicação. Através de pesquisas bibliográficas e estudo de cases publicitários bem-sucedidos, foi possível analisar a influência do estudo desses teóricos no processo de construção de campanhas publicitárias. A partir desse estudo, pode-se perceber que entender a psicologia do consumidor, bem como ter domínio da situação de determinado produto no mercado e que necessidade ele agrega é essencial para que se planeje uma comunicação bem focada, com embasamento teórico e prático suficiente para atingir a fundo as expectativas desse consumidor. ഀ
Palavras-chave: Freud, Maslow, Psicologia, Vendas, Motivação |