XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ04.297-1


IJ: Comunicação Audiovisual

GERAÇÃO REBELDE: REPRESENTAÇÃO DE JUVENTUDE E ESTEREOTIPIA EM UMA TELENOVELA TEEN

Luiz Fernando Palhano Bazan Ribeiro (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Márcia Gomes Márques (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo

਍ഀ Neste artigo, analisa-se o papel da telenovela Rebelde como produto midiático e veiculador de estereótipos sociais. Rebelde foi considerado um dos maiores fenômenos adolescentes dessa década, especialmente na América Latina. Mostrou-se também um poderoso formador de opiniões e posturas que, aqui no Brasil, influenciou milhares de crianças e adolescentes que acompanhavam a trama, torciam e identificavam-se com os personagens e compravam os produtos que remetessem à obra mexicana. Refletindo acerca do conceito de gêneros televisivos, dos ideais e estereótipos do universo juvenil exibidos em Rebelde, este trabalho pretende entender mais sobre como esse produto cultural consagrou-se em sucesso e marcou uma geração - a auto-denominada generación rbd.
਍ഀ


Palavras-chave:  Estereótipos, Público Juvenil, Telenovela
਍ഀ