XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ06.19-1


DT: Interfaces Comunicacionais

MERCADORIA OU SUBJETIVIDADE?

Marcelo Nogueira Campos (Faculdade Araguaia)

Resumo

RESUMO: Parece não haver mais consenso sobre o que de fato norteia os valores e posicionamentos ideológicos dos seres humanos. O crescente avanço tecnológico propiciado pela modernidade tem transformado a ordem social em uma estrutura bastante complexa. Os indivíduos, fruto dessa sociedade de tamanha complexidade, procuram meios de se fazerem presentes nesse cenário vultoso. Nesse contexto, abre-se uma oportunidade para que a publicidade se insira como agente organizador e facilitador desse encontro entre indivíduo e malha social. Assim, o apelo publicitário que antes se baseava apenas na proclamação passa agora também pela persuasão. Este artigo analisará questões que levaram à fragmentação de identidades e por conseqüência a um reposicionamento no modo de inserção do indivíduo no mundo capitalista.


Palavras-chave:  Fragmentação, Identidade, Modernidade, Publicidade, Sociedade
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