XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ07.47-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

REVISTA CONTINENTE - MARCAS DA CULTURA REGIONAL NO JORNALISMO PERNAMBUCANO

Ana Carolina Costa dos Anjos (Fundação Universidade Federal do Tocantins); Lorena Dias de Souza (Fundação Universidade Federal do Tocantins); Patricia Ströher (Fundação Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

਍ഀ Para relacionar o termo cultura à realidade da sociedade brasileira, deve-se considerar o processo de formação e constituição de identidade cultural no país. Nesse sentido, o
jornalismo configura-se como um dos meios para a consolidação de uma cultura, seja
ela nacional ou regional. Em decorrência do desenvolvimento dos aparatos tecnológicospresentes na vida moderna, o jornalismo passou a veicular informações rápidas esuperficiais. No caso do jornalismo cultural, as informações aprofundadas encontraramespaço em veículos de periodicidade mais longa, as revistas, recebendo assimtratamento diferenciado. Portanto, esse artigo consiste em analisar de que forma arevista Continente veicula a cultura regional. Para tanto, foram selecionadas três ediçõesa fim de identificar marcas da cultura pernambucana presentes no conteúdo da revista.


Palavras-chave:  Cultura, Jornalismo Cultural, revista Continente
਍ഀ