DT: Comunicação Audiovisual VEGETARIANISMO X ONIVORISMO: UMA PERSPECTIVA DA PROPAGANDA IDEOLÓGICA Marco Antonio Bastos Gomes (Universidade Federal do Paraná); Queila Silva do Carmo (Universidade do Estado de Mato Grosso)
ResumoÉ crescente o número de adeptos do vegetarianismo no mundo e grande parte dos seguidores desta prática alimentar se inicia graças à influência de propagandistas da filosofia. As propagandas em geral consistem em recursos de mídia sobre a suposta tortura e matança que são infligidas aos animais. Além disso, vários estudos apontam para o fato de que uma dieta equilibrada onívora não se difere tanto em prós e contras de uma estritamente vegetariana. O presente trabalho faz parte de um estudo que visa o levantamento bibliográfico de dados nutricionais e ambientais, para a elaboração de recursos de propaganda que possibilitem uma escolha mais consciente, e um pouco menos mistificada, da população por qualquer hábito alimentar.
ഀ
ഀ
Palavras-chave: Vegetarianismo, onivorismo, nutrição, conscientização, propaganda |