XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ04.274-1


DT: Comunicação Audiovisual

CATÁLOGO DE ESPETÁCULOS: A TEORIA HIPODÉRMICA NO PROGRAMA SÍLVIO SANTOS

Sabrina Aparecida Rodrigues (Universidade Estadual de Goiás); Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana (Universidade Estadual de Goiás)

Resumo

Este trabalho propõe uma análise das aplicações da Teoria Hipodérmica das Comunicações ao Programa Silvio Santos, com o intuito de salientar os mecanismos de coerção intelectiva presentes no discurso do programa e a participação popular no mesmo. Para tanto, precedeu a essa análise o acompanhamento do programa na posição de espectador ao longo de dois meses aliado ao estudo analítico da teoria em questão e suas implicações sociais. Percebeu-se que, além da aparente simplicidade e informalidade do programa, há uma estrutura autoritária baseada na criação de comicidade e tendo como motor de ação e de reação, o dinheiro, dentro de um sistema capitalista para o qual o caráter de espetáculo do programa corrobora.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  comunicação, teoria hipodérmica, Programa Silvio Santos, televisão, espetáculo
਍ഀ