DT: Comunicação Audiovisual COMUNICAÇÃO, CINEMA E MÚSICA: O PERSONAGEM INVISÍVEL EM "DURVAL DISCOS" Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana (Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás)
ResumoO presente artigo propõe a análise da trilha sonora do filme brasileiro Durval Discos (Europa Filmes, 2003), da diretora Anna Muylaert, inserindo-o no atual contexto dos estudos do som no cinema no Brasil. A partir da seleção musical para a película, realizada pelo produtor musical Pena Schmidt, e da composição original do músico e ator André Abujamra, o trabalho tem por objetivo demonstrar a indissociabilidade entre som/música e imagem na comunicação audiovisual/cinematográfica e a possibilidade de a música comportar-se como um ‘personagem invisível’ dentro da trama, direcionando-a e imprimindo-lhe ritmo. Fundamentam o estudo pesquisas sobre história e estética da trilha sonora em cinema; a música na comunicação audiovisual e o conceito de sinestesia abstraído da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Palavras-chave: comunicação, cinema, música, trilha sonora, audiovisual |