XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT02.351-1


DT: Publicidade e Propaganda

O RISO IRÔNICO E O GROTESCO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Raquel de Paula Ribeiro (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

਍ഀ

A propaganda áudio-visual hoje, para chamar a atenção do consumidor, precisa necessariamente apresentar um discurso inovador. Para isso, esta se utiliza de ferramentas como as configurações da função poética da linguagem e os recursos emocionais, com a intenção de proporcionar uma melhor identificação entre o público e o anunciante. Dentre toas as possibilidades de recursos a que o discurso televisivo se apropria, temos no grotesco uma forma peculiar de fazer o humor: através do riso irônico causado pelas manifestações do ridículo. E é exatamente essa relação que este trabalho busca analisar, assim como suas causas, efeitos e expressões.


Palavras-chave:  discurso, grotesco, humor, ironia, publicidade
਍ഀ