DT: Jornalismo O PAPA É POP: O LUTO DA MÍDIA Aline Porcina Costa (Universidade Católica de Brasília)
ResumoAo falecer em abril de 2005, João Paulo II, pontífice da Igreja Católica, teve sua vida, e morte, repercutida em jornais e revistas de todo o mundo. Dada a relevância desse fato e o considerável espaço da mídia que foi atribuído ao Papa João Paulo II, este artigo pretende estudar quais foram os critérios que fizeram com que a morte de um pontífice tivesse tamanha proporção nos meios de comunicação. O principal foco da análise serão as capas do dia 04 de abril de 2005, dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora, escolhidas especificamente por dois motivos: número de circulação diária de cada jornal e a utilização da mesma imagem na primeira página, porém de maneiras opostas. Com base nessas fotos, serão observados os critérios de noticiabilidade que classificaram este evento.
Palavras-chave: Newsmaking, Gatekeeper, Papa João Paulo II, Noticiabilidade |