XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT02.673-1


DT: Publicidade e Propaganda

IMAGEM APROPRIADA DA PUBLICIDADE - CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA ATRAVÉS DE APROPRIAÇÕES ESTÉTICAS ARTÍSTICAS.਍ഀ

Juarez Rodrigues dos Santos Filho (UFG)

Resumo

A criação publicitária organiza-se seguindo padrões estéticos próprios, porém, oriundos de uma adaptação específica para formar um discurso, e emprestar-lhe certa beleza oriunda da arte, além de potencializar ao máximo suas virtudes a favor de um produto. Este artigo tem a intenção de mostrar que a publicidade, como prática de comunicação, se apropria de referentes externos para a construção da linguagem publicitária. Estes referentes podem ser dos mais variados tipos, como técnicos, expressivos, ou conceituais, com o intuito de apresentar um discurso que dialogue diretamente com o público determinado, por possuir características conhecidas pelo receptor, oriundas de outras áreas do conhecimento: uma questão cultural e subjetiva. No caso deste estudo, são abordadas questões estéticas e visuais provenientes da arte encontradas em anúncios impressos brasileiros.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  apropriação, estética, linguagem publicitária, arte, publicidade
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