X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ02.33-1


IJ: Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE E SUSTENTABILIDADE - UMA SOLUÇÃO ECOLÓGICA.

Juliana Sayumi Kobayashi (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Nos últimos anos a temática ambiental tornou-se objeto de inúmeras discussões por parte do governo, das mídias, de organizações não-governamentais e da sociedade de um modo geral, ressaltando a necessidade de preservação do meio ambiente. Para atender essa necessidade, as empresas passaram a utilizar a publicidade verde para se destacar no mercado, construindo a imagem de uma organização ética e detentora de uma responsabilidade ambiental. A publicidade verde é aquela que trabalha com o fator ecológico. Contudo, essa própria publicidade que se diz “verde” é prejudicial ao meio ambiente já que em sua cadeia produtiva há produção de resíduos, geração de gastos e consumo de recursos naturais. Para solucionar esse impasse é proposta uma publicidade verdadeiramente sustentável, que se utilize de materiais naturais, sem ocasionar quaisquer danos ao meio ambiente.


Palavras-chave:  comunicação, publicidade, sustentável