X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ02.65-1


IJ: Publicidade e Propaganda

REGIONALISMO COMO ARTIFÍCIO DAS MÍDIAS

Matheus Carlo Albergoni de Souza (Universidade Federal de Mato Grosso); Ana Flávia Silva Pizzolio (Universidade Federal de Mato Grosso); Lívia Camila Pinotti Barros (Universidade Federal de Mato Grosso); Valter Vinícius dos Santos Pereira Rossetto (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

O objeto de estudo desse artigo científico se resume ao uso que as campanhas publicitárias veiculadas na televisão aberta do estado de Mato Grosso fazem dos regionalismos, para explicar de que maneira os elementos regionais podem se tornar artifícios midiáticos. Intencionando descrever como eles são inseridos nas propagandas, qual o real papel que desempenham nelas e que conseqüências isso pode trazer para o processo de recepção das mensagens, quando são destinadas a um público específico, usaremos elementos de estudo do campo da semiótica, da psicologia e os fundamentos das mídias através dos quais exemplificaremos esse uso dos regionalismos e em seguida os justificaremos.


Palavras-chave:  comunicação, campanhas publicitárias, folkcomunicação, identidade cultural, persuasão