IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação ASSISTENCIALISMO MIDIÁTICO: O ESPETÁCULO DA CARIDADE Heliandra Leandro Ferreira (Universidade Federal de Mato Grosso); Karoene Mara Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso); Mylena Petrucelli (Universidade Federal de Mato Grosso)
ResumoOs estudos da comunicação vão além do que pesquisas sobre mídia, efeitos de recepção ou aparato tecnológico. Cabe aos pesquisadores refletir sobre diferentes perspectivas, compreensão e afetação do interlocutor sem deixar escapar o contexto histórico, econômico e social. Este artigo discorrerá sobre as práticas assistenciais promovidas pela mídia, audiência, sensacionalismo, função da TV, democratização dos meios de comunicação de massa e ética profissional com o objetivo de verificar o modo como os programas de TV promovem o assistencialismo e os artifícios que são utilizados para isso. Foram realizados estudos bibliográficos publicados em livros, artigos e revistas especializadas que abordam o tema, sendo relevante para que pesquisadores e alunos de comunicação reflitam sobre a dimensão social do assistencialismo.
Palavras-chave: Comunicação, Televisão, Assistencialismo |