X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT06.104-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

FLASH MOB: PRÁTICAS MIDIÁTICAS E A EXPERIÊNCIA DO ESTRANHAMENTO NOS NÃO-LUGARES DA CIDADE

Fernando Gil Paiva Martins (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Este artigo visa evidenciar as relações entre a prática de flash mobs e os não-lugares da cidade. Denota a dimensão midiática do flash mob no uso do ciberespaço e a atualização de multidões organizadas na produção de um acontecimento que faz diferença no cotidiano da experiência urbana. A supermodernidade, marcada pela paisagem do excesso de informações, é a condição na qual a idéia e a prática de flash mob se pretendem produtoras de diferença na repetição do mesmo. De modo específico, relata e analisa um dos flash mobs mais conhecidos e acessados na internet: Frozen Grand Central, realizado em 2003 e visitado milhões de vezes no site YouTube, modo pelo qual prolonga a experiência do flash mob no processo da cibercultura.


Palavras-chave:  Flash mob, não-lugar, supermodernidade