X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ04.150-1


IJ: Comunicação Audiovisual

"DA TV PRA VOCÊ": A INFLUÊNCIA DA NOVELA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Isabela Alves Mercuri (Universidade Federal de Mato Grosso); Isadora Aguiar Veloso (Universidade Federal de Mato Grosso); Susanna Tragni (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

O presente artigo elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de esclarecer a relação existente entre as novelas e os produtos que se associam a seus nomes. Para isso, relatou-se a história delas, desde os folhetins, e também seu sucesso devido ao imaginário social. Destacamos também a importância que um produto adquire a partir da marca na relação marca-consumidor, e porque os produtos associados às marcas das novelas obtém sucesso. Por fim, falamos do anúncio desses produtos na internet devido aos seus benefícios. Utilizamos os conceitos de “lovemarks”, que são marcas idolatradas, como se fossem uma religião, o de “consumidores fiéis”, que são os que amam e idolatram estas marcas e o de “horário nobre”, o horário, que antes era o das 20h, e que atualmente é o das 21h, quando se passa a última novela do dia da TV Globo.


Palavras-chave:  Comunicação, novela, produto, marca, propaganda