X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ06.216-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

MODOS DE SER HOMEM: MASCULINIDADES EM BUSCA DOS PRAZERES

Augusto Flamaryon Ceccchin Bozz (Universidade Federal de Mato Grosso); Deyvisson Pereira da Costa (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Tendo em vista a noção de discurso enquanto articulada às noções de saber, poder e modos de subjetivação, pode-se considerar que as práticas discursivas e não discursivas presentes nos dispositivos midiáticos oferecem um percurso para o entendimento dos modos como as masculinidades se constituem no mundo contemporâneo. Afinal, quais perfis de homens estão propostos nas mídias? Especificamente, nas páginas da revista Men’s Health como se articulam modos de ser, estar e intervir no mundo propostos para os homens-leitores? Após a coleta e análise discursiva de seis números da publicação, pode-se observar a configuração de modos de subjetivação pautadas no treinamento do corpo e de si mesmo.


Palavras-chave:  Corpo, Discurso, Mídia, Men's Health, Masculinidades