X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ06.217-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

MARCAS CÉLEBRES, CELEBRIDADES E CONSUMO: QUEM USA QUEM?

Liliane Barbosa da Silva (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Este artigo discute a relação entre marcas e celebridades no universo da moda, a partir da contribuição dos meios de comunicação. A moda surge a partir da emergência da burguesia que tem necessidade de se equiparar com o status da nobreza, a ordem então é a busca pela diferenciação de classes através do vestuário, na sociedade de consumo, construída a partir da mídia. As marcas delineiam a moda e a sua valorização se dá no imaginário coletivo, sobretudo, a partir da experiência individual, onde as celebridades aparecem como a personificação da realização humana. Partindo deste pressuposto, foi realizada uma pesquisa exploratória documental em revistas de moda onde a análise centrou seu foco nas campanhas publicitárias do segmento buscando identificar a relação existente entre as campanhas de comunicação das marcas e as celebridades.


Palavras-chave:  Celebridades, Marcas, Mídia, Moda