X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ04.259-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A CRÍTICA À TV NO CINEMA HOLLYWOODIANO

Wendy Almeida de Araújo (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Apresenta um estudo da representação da TV no cinema hollywoodiano, através da análise fílmica da obra O Show de Trumam (1998, Peter Weir). Porém, para melhor fundamentar a pesquisa comparações com outras produções de épocas distintas foram estabelecidas, pois, parte-se da hipótese que, em alguns de seus filmes, a indústria cinematográfica hollywoodiana retrata a TV como um meio de comunicação manipulador, no mesmo modelo da indústria cultural. A discussão traçada aqui não pretende abordar sobre se o que os filmes trazem é a realidade, mas sim, sobre o que neles se tornou visível. Portanto, a relevância se dá pela necessidade de compreender, através da imagem fílmica, como ocorre a abordagem de um meio pelo outro, nesse caso específico, da TV pelo cinema.


Palavras-chave:  Cinema, Indústria cultural, Televisão, Manipulação