IJ: Comunicação Audiovisual “AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES?”: O CAMINHO TRANSMIDIÁTICO E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CIBERESPAÇO Issaaf Santos Karhawi (Universidade de São Paulo)
ResumoO presente artigo visa analisar a minissérie Afinal, o que querem as mulheres? pela perspectiva da transmidiação. A partir do blog do personagem principal da trama, André Newmann, busca-se desvelar sentidos produzidos entre as instâncias da audiência e da produção da minissérie. O artigo é fruto de uma pesquisa maior ainda em andamento, que, por ora, possibilita apreender os esforços da televisão brasileira para seduzir o telespectador não mais apenas para a tela da televisão, mas para as múltiplas plataformas oferecidas pela mídia. Como aporte teórico para a discussão estão os estudos de Análise de Discurso de linha francesa, os estudos de linguagem de Bakhtin e as teorias de transmidiação e transmedia storytelling de Jenkins. Palavras-chave: minissérie Afinal, o que querem as mulheres?, transmidiação, produção de sentidos |