X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ05.296-1


IJ: Comunicação Multimídia

USO DO TWITTER NA CONQUISTA DE VOTOS: ESTUDO DE CASO DOS PERFIS DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DE MATO GROSSO NAS ELEIÇÕES 2010

Jéssica Regina Benitez Alves (Universidade de Cuiabá); Monica Heloiza Tessaro (Universidade de Cuiabá); Juliana Oliveira Velasco (Universidade de Cuiabá)

Resumo

O desenvolvimento das redes sociais permitiu interação em vários segmentos da Sociedade Contemporânea. O twitter, por exemplo, possibilita especialmente no período eleitoral, reforço da imagem e proximidade com a militância. Logo, o objetivo do presente estudo é avaliar como esse fenômeno foi utilizado na campanha dos candidatos ao cargo de governador de Mato Grosso, em 2010. A pesquisa levantou aspectos qualitativos e quantitativos por meio de análise dos perfis dos postulantes ao executivo estadual: @mauromendesmt (PSB), @wilsonsantosws (PSDB) e @silvalbarbosa (PMDB). Além de entrevistas com jornalistas dos Cadernos de Política de Cuiabá. Os resultados sugerem que os candidatos distanciaram do discurso técnico e apostaram na informalidade para obter sucesso no microblog. Nesse sentido, registraram-se diferentes conseqüências que podem ter afastado, e não, captado votos.


Palavras-chave:  Twitter, Eleições 2010, Interatividade, Mato Grosso