X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ06.307-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

O AUDIOVISUAL COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: REGISTRO DA MEMÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Ramachandra das dos Santos Branco (Universidade Federal de Mato Grosso); Valteniza Damião Borges (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

O estudo proposto tem como objetivo retratar a memória do antigo Departamento de Educação e seu curso de Pedagogia e do atual Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, através do registro e análise de depoimentos em entrevista dos sujeitos que compõem ou compuseram este espaço. Para tanto o uso da ferramenta audiovisual se mostrou indispensável, apresentamos aqui suas funcionalidades e aplicabilidade no trato da memória. O recurso audiovisual permite traçar um panorama da trajetória do referido instituto nos servindo também como documento histórico.


Palavras-chave:  memória histórica, documento, audiovisual, entrevista