X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT06.309-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

MANGÁ: DO JAPÃO AO MUNDO, UMA TRAJETÓRIA DE HIBRIDAÇÕES

Taís Marie Ueta (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

O mangá (quadrinhos japoneses) é um dos produtos da cultura pop japonesa mais difundidos entre jovens e adultos em todo o mundo, particularmente a partir do final do século XX. Ao mesmo tempo em que carrega fortes traços, valores e signos nipônicos, a trajetória mercadológica do mangá no plano global se constitui em processos de hibridações com estéticas de outras regiões e localidades mundo afora. Neste artigo, apresentamos um breve histórico das artes visuais no Japão, buscando compreender e narrar as condições técnicas de produção cultural de distintas épocas que possivelmente configuraram a emergência histórica do mangá como fenômeno editorial global no século XX. Aponta-se, ao final, a dinâmica de transformações que possivelmente responde pela consolidação mercadológica e editorial do mangá no início de século XXI e sua consolidação como fenômeno do capitalismo global.


Palavras-chave:  Comunicação, Globalização, Hibridismos, Mangá, Quadrinhos Japoneses