IJ: Interfaces Comunicacionais JORNALISMO DE MODA: ANÁLISE DA COLUNA GLAMOUR EM FOCO DA REVISTA VOGUE BRASIL Yuri Marcel Pardal Ramires (Universidade de Cuiabá); Juliana Oliveira Velasco (Universidade de Cuiabá)
ResumoJornalismo de moda na revista Vogue Brasil mistura muito bem comunicação e entretenimento. O fenômeno moda, em constante transformação, é interpretado nesta pesquisa a luz da coluna Glamour em Foco escrito pela consultora e empresária do ramo, Costanza Pascolato. A pesquisa descritiva elegeu os seguintes itens: cobertura jornalística (o teor do texto opinativo), tendências, serviços, credibilidade e comportamento. A coleta de dados se deu em fevereiro de 2011 com análise de seis edições da revista Vogue, dos meses: junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro do ano de 2010. Os resultados encontrados apontam para um texto qualificado, com pesquisa, apuração e boas fontes. As discussões a respeito dos produtos jornalísticos especializados em moda ainda é incipiente. Assim, indicam-se caminhos de pesquisas futuras para a construção do corpus teórico da área.
Palavras-chave: Jornalismo de Moda, Vogue Brasil, Revistas, Costanza Pascolato, Consumo |