X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ01.363-1


IJ: Jornalismo

MÍDIA, POLÍTICA E SUSTENTABILIDADE SOCIAL – O USO DE LIBRAS NO PROGRAMA POLÍTICO DA CANDIDATA À DEPUTADA FEDERAL ERIKA KOKAY

Dharana Bastos de Oliveira Firmo (Universidade Anhanguera); Aline Dias Magalhães (Universidade Anhanguera); Poliana Assunção dos Santos (Universidade Anhanguera)

Resumo

Nesse artigo é analisado o uso de libras na campanha eleitoral da candidata à deputada federal do Distrito Federal, Erika Kokay, com o objetivo de esclarecer o porquê do uso dessa linguagem em seu programa. Para a análise dessa pesquisa foram analisados os programas apresentados durante o horário político na televisão, entre 17 de agosto e 30 de setembro de 2010. Utilizamos também como dados, entrevista com a deputada e pesquisa bibliográfica. De acordo com os dados apurados, fica evidente que a utilização dessa linguagem é de fundamental importância para a integração do surdo na sociedade, para que ele possa participar da eleição, que é um momento democrático. A mídia, portanto, integra na política com a inserção das libras a forma de sustentabilidade social necessária para a sociedade.


Palavras-chave:  Jornalismo, Erika Kokay, Programa Político, Libras