X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ01.366-1


IJ: Jornalismo

CULTURA POLÍTICA E DISCURSO MIDIÁTICO: CONSTRUINDO IDENTIDADES

Sckarleth Alves Martins (Universidade Federal de Mato Grosso); Dandara Palamares de Morais (Universidade Federal de Mato Grosso); Deyvisson Pereira Costa (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Um produto midiático concentra não apenas um teor explicitamente informativo, ou de entretenimento, mas traz uma série de relações/conflitos que moldam o discurso jornalístico ao mesmo tempo em que esse discurso molda uma série de relações, incluindo a produção de identidades dos atores políticos. Portanto, as identidades são produto do discurso, uma vez que a produção de significados por meio da nossa realidade, ou do que se tem como construção da realidade pelo discurso jornalístico, é construída por meio da linguagem. Procuramos analisar como as técnicas e discursos midiáticos interferem na formação de identidade dos personagens políticos envolvidos na eleição para presidência do Brasil em 2010.


Palavras-chave:  identidade, discurso, mídia, política