X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT07.376-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

PUBLICIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA: ANÚNCIOS TELEVISIVOS ABUSIVOS E ENGANOSOS VOLTADOS A CRIANÇAS NO BRASIL

Maria Alice Campagnoli Otre (Centro Universitário da Grande Dourados)

Resumo

 A atividade profissional do publicitário, principalmente daquele que desenvolve peças para a televisão – uma concessão pública - perpassa questões referentes à responsabilidade social e direitos dos cidadãos. Pela falta de bibliografia sobre o assunto, o artigo busca analisar conceitos como os de propaganda enganosa e abusiva abordando a legislação sobre elas e os efeitos que podem gerar, principalmente quanto às crianças. Afinal, qual seria a responsabilidade de um publicitário ao produzir campanhas em um meio que também pertence à sociedade, já que é fruto de concessão pública? Por meio da análise de alguns anúncios e de revisão de literatura sobre o tema, seguem alguns apontamentos que buscam principalmente a reflexão sobre ética publicitária, ‘publicidade e crianças’ e TV como concessão pública.


Palavras-chave:  Ética publicitária, Propaganda enganosa, Propaganda abusiva, Concessão pública, Crianças