X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:DT05.379-1


IJ: Comunicação Multimídia

REDES SOCIAIS, BLOGS E PODCASTS NA PRÁTICA DO ENSINO DE JORNALISMO: RELATOS E REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Alfredo José Lopes Costa (Universidade Federal de Mato Grosso); Rodrigo Vieira Ribeiro (Universidade Estácio de Sá)

Resumo

Este artigo busca compreender alterações e rupturas propiciadas pelas transformações culturais que emergem dos atuais comportamentos mutantes decorrentes das interações sociais mediadas pela Internet, que envolvem efeitos diretos sobre aspectos técnicos e metodológicos do ensino de Ciberjornalismo nos cursos de Comunicação. Com esse objetivo, analisa o uso sistemático de ferramentas como redes sociais, blogs e podcasts na inserção de estudantes de jornalismo no novo contexto de produção jornalística, dentro da abordagem sócio-interacionista.


Palavras-chave:  Blogosfera, Ciberjornalismo, Comunicação multimídia, Ensino de jornalismo, Redes sociais