X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
ResumoID:IJ02.438-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA REVISTA VOGUE AMERICA NAS DÉCADAS DE 1950 E 2000

Saulo Mendes Batista (Universidade de Brasília)

Resumo

As questões suscitadas nesse artigo buscam dar uma visão clara da representação da mulher na mídia a partir da revista Vogue America. Este trabalho consiste em analisar de maneira crítica as imagens de figuras femininas publicadas na revista Vogue, comparando-as através de duas décadas para que se possa compreender qual é a representação da mulher para a sociedade de acordo com o período e como se deu essa mudança. Busca-se traçar dados históricos com a análise sobre as diferenças e semelhanças da identidade feminina em cada época mostrando assim que as revistas de moda também participam da construção do imaginário e fazem uma leitura da sociedade a qual está inserida.


Palavras-chave:  Beleza, Fotografia, Moda, Mulher, Revista Vogue