DT: Comunicação Audiovisual O ÉTNICO E O ESTÉTICO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA:ഀ
A MIDIATIZAÇÃO DO REGGAE DA JAMAICA BRASILEIRA Paulo Rogério Costa de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFMA)
ResumoTrata o artigo, das características atuais do circuito reggae de São Luis do Maranhão, em que se trabalha com os programas que integram a cadeia produtiva do circuito midiático de São Luis, difundido em radiola desde os anos de 1970 e atualmente com uma organização empresarial que despertou para a necessidade de exibição dos respectivos produtos regueiros da cidade na mídia de massa, reinscrevendo o tema da identidade étnica aliado às estéticas adequadas aos interesses e contextos dos diferentes agentes do circuito. Sendo assim, tem-se como foco os dois principais veículos de midiatização: o rádio, que tem a maior audiência nos horários dos programas de reggae e a televisão, que exibe aquilo que há de remodelamento de novas formas de entretenimento a partir do som e estrutura da música jamaicana presente no Maranhão.
Palavras-chave: Reggae, Identidade étnica, Estética musical, Programas de rádio, Programas de televisão |