XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.53-1


DT: Publicidade e Propaganda

A COMUNICAÇÃO E O MARKETING POLÍTICO-ELEITORAL NO PROCESSO DE ELEIÇÃO

Cristiana Silva Cerqueira (ALEMA- Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão)

Resumo

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O presente foi desenvolvido com o intuito de discutir e compartilhar nossa experiência enquanto profissional de marketing político-eleitoral, com ênfase na realidade do Estado do Maranhão. Para a consecução deste escopo, em termos metodológicos, partimos da revisão literária sobre comunicação, propaganda eleitoral e sua regulamentação no setor político, estratégias de marketing e marketing político-eleitoral. Como inferências geréricas, concluímos que, apesar do descrédito, em geral, quanto à classe política brasileira, o que dificulta sobremaneira a função do profissional de marketing, as camapanhas eleitorais ainda atuam como instrumentos capazes de apresentar saídas cabíveis ao eleitorado, quando na construção de um cenário político mais íntegro. O marketing político-eleitoral é, pois, imprescindível aos políticos e aos eleitores em busca de um cenário nacional mais promissor.


Palavras-chave:  Campanha Eleitoral, Política, Marketing Político-eleitoral, Comunicação, Eleitor
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