XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT08.65-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

DAS SALAS DE MILAGRES AO MUSEU DIGITAL: OS EX-VOTOS COMO MÍDIA FOLKCOMUNICACIONAL.

José Cláudio Alves de Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

਍ഀ A presente temática tem dois focos: o ex-voto, testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de santuários católicos, representado em diversas formas, que vão dos bilhetes aos quadros pictóricos, trazendo variadas linguagens que se enquadram no campo da folkcomunicação. Em seguida, o Museu Digital dos Ex-votos, fruto do Projeto Ex-votos do Brasil, que possui em um dos seus objetivos, criar um museu no ciberespaço, para compartilhar com pesquisadores e estudiosos dos campos das artes, folkcomunicação, história, antropologia, psicologia e sociologia, o universo trazido pelos ex-votos, coletado a partir das incursões do Projeto, que disponibilizará textos, vídeos e fotografias. ਍ഀ


Palavras-chave:  ex-votos, folkcomunicação, cibercultura, museu, informação
਍ഀ