DT: Jornalismo RADIOGRAFIA DO ESPAÇO JORNALÍSTICO E PUBLICITÁRIO DO JORNAL MEIO NORTE E DO PROGRAMA TELEVISIVO PIAUÍ TV 1A EDIÇÃO Alisson Dias Gomes (Universidad de Salamanca / Faculdade Santo Agostinho); Maria das Graças Targino (Universidade Federal do Piauí/ Universidade Estadula do Piauí)
ResumoTomando como referência o avanço da publicidade em direção ao jornalismo impresso e televisivo, analisa-se, em termos de espaço gráfico, no caso do jornal impresso, e em termos de intervalo de tempo, no caso da televisão, como se processa a veiculação das notícias jornalísticas e das peças publicitárias, no contexto do Piauí. O estudo registra o número de matérias jornalísticas e peças publicitárias impressas e televisivas, respectivamente no Jornal Meio Norte e no Piauí Tv 1ª Edição. Em termos genéricos, tanto no impresso quanto no televisivo, há predomínio do jornalismo sobre a publicidade, o que permite inferir que a mercantilização ainda não compromete o cárater social, essência da mídia. Palavras-chave: Comunicação comparada, Jornalismo impresso, Jornalismo televisivo, Publicidade |