XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.235-1


IJ: Jornalismo

O CONSULTÓRIO SENTIMENTAL DE CAPRICHO COMO FERRAMENTA DE FIDELIZAÇÃO DA LEITORA

Natália Raposo da Fonsêca (Universidade Federal do Maranhão); Joanita Mota de Ataide (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

਍ഀ Neste trabalho verificamos a utilização do consultório sentimental como ferramenta de fidelização da leitora da revista Capricho. Essa seção é a mais antiga da imprensa feminina e, ao longo do tempo, se tornou uma das marcas registradas das publicações dessa natureza. Estudamos o processo de fidelização a partir da análise do contrato de leitura entre o veículo e a leitora, em Verón (1991), e da noção de crença, em Derrida (2000). Para fundamentar essa análise, discutimos outros conceitos: Jornalismo, jornalismo de serviço, consultório sentimental, interatividade, imprensa feminina. Realizamos também uma descrição da morfologia e da política editorial da revista. ਍ഀ


Palavras-chave:  Consultório sentimental, Contrato de leitura, Fidelização, Imprensa feminina, Revista Capricho
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