IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação CORDEL: UM MEIO DE COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA ESCOLA? Ana Paula Lima de Araújo (Universidade Federal do Ceará); Monyse Ravena de Sousa (Universidade Federal do Ceará); Renata de Lima Sousa (Universidade Federal do Ceará)
ResumoSensível a temática dos mais diversos meios de comunicação alternativos criados, principalmente, a partir da releitura das manifestações culturais, este artigo vem apresentar elementos que permitem a concepção do cordel como meio de comunicação. Busca ainda esclarescer a apropriação dos meios culturais nas relações de transmissão de mensagens em suas mais diversas acepções - como estudadas em Folkcomunicação - tendo em vista que a própria existencia da cultura já é um processo comunicativo. Através de uma oficina de cordel, ministrada em setembro de 2008 para, na maioria, professores do ensino básico, constatou-se que é possível se valer do cordel também na escola, tanto para auxiliar na apreensão do programa a ser estudado quanto para incentivar os alunos a se manifestarem voluntariamente através de um meio acessível. Palavras-chave: Comunicação, Escola, Meios Culturais, Cordel |