XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ04.318-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A CONSTRUÇÃO DOS CORPOS: SUBJETIVIDADES NA MÍDIA TELEVISIVA MUSICAL

Júnia Cristina Ortiz Matos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo

Este artigo estuda os processos de constituição do sujeito a partir dos mecanismos discursivos que integram a construção de “ídolos instantâneos”, realizada pela mídia televisiva. O tema é aqui discutido por meio da análise da segunda temporada do reality show Ídolos, versão brasileira do programa britânico Pop Idol transmitida pelo SBT em 2007. Observaremos a construção discursiva das subjetividades a partir da Análise do Discurso de orientação francesa, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. Discutiremos, também, os procedimentos de construção de sentidos na mídia, bem como os mecanismos de controle que embasam essa produção. Nessa linha, o corpo, como produtor e receptor de mídia, será tomado como unidade central da construção dos sentidos e será evidenciado como forma de legitimação da imagem do sujeito.


Palavras-chave:  Mídia, Discurso, Corpo, Subjetividade
਍ഀ