IJ: Interfaces Comunicacionais ROUPAS DE NARCISO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE O DIABO VESTE PRADA. Ana Karoliny Martins Ernesto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Natália Ernesto da Costa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
ResumoObjeto de necessidade, o vestuário teve seu significado transformado com o deslocamento da posse dos meios de produção e a publicidade, de tal forma que as identidades dos sujeitos passaram a vincular-se as marcas. O presente trabalho analisa no discurso a construção da identidade feminina (atrelada ao consumo das marcas de moda) no filme O diabo veste Prada, visando mostrar a relação entre discurso e consumo e compreender os movimentos discursivos de produção das identidades. O método utilizado foi a Análise do Discurso de abordagem da Escola Francesa, com base no pensamento teórico de Orlandi (2002) e Fernandes (2005). A análise buscou compreender a produção social de sentidos dentro do discurso produzido pela personagem principal do filme: Andréa Sachs (Anne Hathaway). Palavras-chave: discurso, identidade, consumo, moda, marca |