DT: Jornalismo FÉ E MÍDIA: BREVE ANÁLISE DO DISCURSO DA REVISTA VEJA SOBRE O CRESCIMENTO EVANGÉLICO NO BRASIL Lilian Reichert Coelho (Universidade Federal da Bahia); José Guibson Dantas (Universidad de Málaga); Vanina Silva Sá Ferreira (Universidade Federal da Bahia)
ResumoEste texto trata do discurso da mídia brasileira sobre o crescimento evangélico observado no Brasil nos últimos vinte anos. A fim de cumprir o objetivo proposto, analisamos duas reportagens de cada da Revista Veja, em edições publicadas em 1981 (a primeira) e 2002. O estudo foi realizado com base na AD francesa. A pesquisa concentra-se na investigação dos modos como a opinião é inserida nas reportagens de capa da Revista Veja sobre o referido tema. A hipótese fundamenta-se na ideia de que, sob o pretexto de esclarecer fatos ao leitor, as reportagens oferecem juízos de valor que definem um estereótipo dos evangélicos marcado pela negatividade. Conclui-se, após o percurso empreendido, que o discurso da revista modifica-se ao longo do tempo, à medida que o percentual de convertidos das classes média e alta aumenta. Palavras-chave: jornalismo, religião, reportagem, discurso, opinião |