XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.429-1


IJ: Jornalismo

MÍDIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO NO CONTEXTO SOTEROPOLITANO

Clarissa Pacheco Rios (Faculdade Social da Bahia); Iris Maria Gomes Queiroz de Almeida (Faculdade Social da Bahia); Lilian Reichert Coelho (Universidade Federal da Bahia); Sara Maria Cardoso Gomes (Faculdade Social da Bahia)

Resumo

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O presente texto resulta da primeira etapa de execução do Projeto de Iniciação Científica intitulado "Interseções mídia, escola e sociedade: mapeamento da apropriação dos meios de comunicação na prática escolar e avaliação da proposta de mediação cultural pela figura do educomunicador", desenvolvido no ambiente do curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia desde agosto de 2008. O projeto subdividiu-se em duas partes complementares: uma referiu-se à pesquisa de campo, centrada no mapeamento dos modos de apropriação dos produtos comunicacionais massivos pelos docentes na prática educativa; a outra, objetivou a pesquisa bibliográfica. Considerando-se a realidade pesquisada, o projeto encaminhou-se para o recorte étnico-racial, a fim de promover a criação de instrumento efetivo e participativo de reflexão crítica e de comunicação entre as instâncias envolvidas no processo.


Palavras-chave:  cidadania, comunicação, educação, escola, Salvador
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