XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.453-1


IJ: Jornalismo

O ÚLTIMO SHOW: DESCRIÇÃO DA QUEDA DA REVISTA BIZZ EM SUA ÚLTIMA FASE (2005-2007)

Thiago Meneses Alves (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

O trabalho a seguir tratou de descrever a queda da revista Bizz em sua última fase (2005-2007). Para isso, levamos em consideração todo um novo contexto de produção da informação que ocorre no atual estágio do capitalismo contemporâneo. Além do método qualitativo e das entrevistas semi-estruturadas, foi adotado um referencial teórico que abordasse o consumo dentro de uma perspectiva contemporânea, além de levarmos em conta a interligação entre as instâncias simbólicas e econômicas na confecção do produto final jornalístico. Alguns fatores decisivos na queda da Bizz foram: a maneira como a revista foi relançada no mercado editorial brasileiro; a falta de uma política harmônica entre o suporte econômico (Editora Abril) e a revista Bizz e o atual contexto de produção de um jornalismo musical permeado por mudanças estruturais.  


Palavras-chave:  Capitalismo Contemporâneo, Cultura de Consumo, Jornalismo Cultural, Revista Bizz
਍ഀ