XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.565-1


IJ: Comunicação Multimídia

HIPERTEXTO E CROSS-MEDIA: A CONVERGÊNCIA COMO PROPOSTA PARA OS MEIOS CONTEMPORÂNEOS਍ഀ

Leonardo Ferreira (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Resumo

਍ഀ O presente trabalho é parte de uma pesquisa sobre cross-media, ou "cruzamento de mídias", termo utilizado por determinados autores para se referirem à lógica de conteúdos que utilizam/mobilizam múltiplas plataformas midiáticas em torno de si, dentro do contexto da convergência das mídias contemporâneas. Nosso intuito é tentar definir o termo a partir do conceito de hipertexto. Assim, iniciaremos por uma contextualização dos processos técnico-culturais que envolvem a lógica da fragmentação de mensagens em vários meios, ou da interação dos mesmos na criação de conteúdos participativos, partindo dos estudos de Lévy e Jenkins. Em seguida, defenderemos a definição de cross-media proposta por Hayes, problematizando a convergência como proposta para a produção simbólica contemporânea. ਍ഀ


Palavras-chave:  Cross-media, cibercultura, cultura de convergência, hipertexto
਍ഀ