XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT07.593-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

O JOGO DA COMUNICAÇÃO: ਍ഀ QUANDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS PAUTAM A INFORMAÇÃO NA MÍDIA COMERCIAL਍ഀ

Catarina Tereza Farias de Oliveira (UECE/UFC)

Resumo

O artigo ressalta que as práticas de comunicação popular têm sua relevância por representarem experiências  que simbolizam a conquista do direito a palavra pelos movimentos sociais populares. Porém discute que, embora essas práticas comunicativas tenham esse caráter educativo e os movimentos sociais as usem para elevar sua auto-imagem e promoverem suas lutas, esses também   procuram visibilidade na mídia comercial. A investigação levanta a hipótese dessa busca está ligada ao significado central  que os meios de comunicação assumem como espaço mediador das ações na sociedade moderna. O cerne da pesquisa interroga, como os movimentos sociais populares percebem a importância da mídia comercial para suas visibilidades, bem como problematiza, como a comunicação popular  vem estabelecendo relações com esse campo midiático hegemônico.


Palavras-chave:  Comunicação Popular, Mídia Comercial, Visibilidade
਍ഀ