DT: Comunicação, Espaço e Cidadania O JOGO DA COMUNICAÇÃO: ഀ
QUANDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS PAUTAM A INFORMAÇÃO NA MÍDIA COMERCIALഀ
Catarina Tereza Farias de Oliveira (UECE/UFC)
ResumoO artigo ressalta que as práticas de comunicação popular têm sua relevância por representarem experiências que simbolizam a conquista do direito a palavra pelos movimentos sociais populares. Porém discute que, embora essas práticas comunicativas tenham esse caráter educativo e os movimentos sociais as usem para elevar sua auto-imagem e promoverem suas lutas, esses também procuram visibilidade na mídia comercial. A investigação levanta a hipótese dessa busca está ligada ao significado central que os meios de comunicação assumem como espaço mediador das ações na sociedade moderna. O cerne da pesquisa interroga, como os movimentos sociais populares percebem a importância da mídia comercial para suas visibilidades, bem como problematiza, como a comunicação popular vem estabelecendo relações com esse campo midiático hegemônico. Palavras-chave: Comunicação Popular, Mídia Comercial, Visibilidade |