Comunicação, Cultura e Juventude
É com satisfação que a Intercom apresenta o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, resultado do esforço coletivo de professores, pesquisadores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba e instituições parceiras que aceitaram o desafio de dar continuidade a tarefa de interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da comunicação.
Em 2010, os pesquisadores da região Nordeste foram convidados a debater o tema central escolhido para o Congresso Nacional da Intercom “Comunicação, Cultura e Juventude”. O resultado dessa reflexão está neste Anais que reúne artigos, papers e relatos de pesquisa sobre a relação entre juventude, consumo de mídia, cultura digital, produção de conteúdo especializado e representações midiáticas dos jovens.
Investigar a juventude e comunicação é tarefa fundamental para o campo da Comunicação. A população jovem representa hoje 48 milhões de brasileiros. Boa parte dos produtos de comunicação são dedicados à faixa etária 12 a 29 anos, seja na programação da TV, seja pelo repertório de rádio, cinema, internet. Isso caracteriza o jovem como o maior público dos meios de comunicação no país. Vale ainda ressaltar que os veículos de comunicação têm papel importante na formação desse público, influenciando diretamente padrões de comportamento e atitudes.
Ao mesmo tempo surpreende como a tecnologia digital, especialmente a Internet, tornou-se parte integrante do cotidiano desse segmento. Oito em dez jovens têm internet em casa nas grandes capitais brasileiras. Estudos revelam que a principal razão para a maioria dos jovens utilizar a Internet é a informação, não apenas no sentido de consumi-la, mas para inserir conteúdo próprio ou de outros como um texto, uma foto, uma música ou um filme.
Constitui-se um bom desafio para os pesquisadores da área entender como a Internet exerce um papel de facilitador para a interação entre os jovens, na identificação com seus pares. Há um processo criativo de identidade social em construção, baseado em uma relação com o outro que é especialmente propensa a desenvolver laços comunitários, muitos deles constituídos por afinidades em torno de música, esportes, filmes. O estudo desse fenômeno poderá lançar luzes sob essa singularidade e revelar a configuração de um novo habitus geracional em relação à mídia.
Os textos aqui reunidos por ocasião do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste representam uma parte desse rico diálogo entre pesquisadores fundamentado no pluralismo de idéias. E, provavelmente, irão estimular novos estudos e pesquisas sobre o tema “Comunicação, Cultura de Juventude”.
Nelia R. Del Bianco
Vice-presidente da Intercom