XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.139-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ESTRATÉGIAS DO MARKETING POLÍTICO DIGITAL ਍ഀ APLICADAS À CAMPANHA PRESIDENCIAL DE BARACK OBAMA਍ഀ

Gislene Freitas Araújo (Universidade Federal do Ceará); Riverson Rios (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A internet já faz parte da cultura contemporânea, mas, mesmo as pessoas que a utilizam frequentemente, muitas vezes não sabem o que passou a se chamar de Web 2.0 nem como beneficiar-se das inúmeras ferramentas que esta possui. Na primeira geração da Internet, havia uma enorme quantidade de informação que era emitida por poucos. Com a Web 2.0, os usuários são também criadores de cnteúdo. Interação é uma das principais características da segunda geração da Internet. Este trabalho analisa as estratégias de marketing político digital aplicadas à campanha presidencial americana de 2008, pelo então candidato Barack Obama, e como os presidenciáveis do Brasil começaram a se aproveitar disso. Obama não foi o primeiro a fazer uso dessa nova mídia, mas, ao contrário dos outros candidatos, não a utilizou como mídia de apoio, concentrando-se na natureza vira, democrática e interativa da rede.


Palavras-chave:  Barack Obama, marketing digital, marketing político, Web 2.0
਍ഀ