XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.238-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

TEM CRIANÇA NA PLATÉIA...? UMA DISCUSSÃO SOBRE O LUGAR DA CRIANÇA NA SOCIEDADE DE CONSUMO.

Alessandra Carlos Alcantara (Universidade de Fortaleza); Brenda Lyra Guedes (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Este trabalho se pauta sobre a idéia de que o consumo infantil de mídia desperta nas crianças o interesse pelo consumo à medida que considera a infância uma construção cultural passível de transformações e mudanças. Inseridos em um contexto que compreende os princípios da sociedade de consumo, da hiperealidade, bem como da sociedade da informação, tais sujeitos foram identificados por alguns autores, como McNeal (2000) e Steinberg&Kincheloe (2001), enquanto segmentos de mercado em potencial. Exemplos de campanhas publicitárias, referentes às Sandálias Melissa e à rede de fast-food McDonald’s, foram analisados e debatidos pelas próprias crianças. O artigo revela, ainda, a relevância do papel da família na formação destes indivíduos, através dos resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Fortaleza com mais de seiscentas crianças, cujo tema era “A Criança e o consumo de Mídia”.


Palavras-chave:  Consumo, Infância, Mídia
਍ഀ